Uma Novela Me Disse✍🏾

#minhasImpressões02 #umaNovelaMeDisse

O horário das 21, tido como nobre, na rede Globo, de 2011 pra cá passou por alguns "perrengues", assim como outros horários em outras emissoras enfrentaram também grandes desafios para conquistar um lugar nas televisões dos brasileiros.


Levando em consideração as outras formas de acompanhar telenovelas como YouTube e streaming, a telenovela é o produto mais bem visto no Brasil. Podemos dizer que ainda é um grande entretenimento, levando em consideração as pesquisas que são feitas e contabilizadas apenas nas capitais, ou melhor é o que sabemos que são computadas.


Além da rede Globo, outras emissoras que também produz telenovelas como a #Record, o #SBT, a #Bandeirantes e até outras que faliu, fizeram grandes produções. Nesse sentido indagamos, que porque as telenovelas caem no mesmismo? Será que é necessário uma reforma no gênero por causa da audiência, ou não está mais atraindo o telespectador?


Há uma culpa. E estudamos algumas das possíveis culpas. Em meio a estas observações dos "quase fracasso" da tão famigerada audiência da novelas das nove, na rede Globo? Das produções caríssimas da Record? Das propostas do SBT e da Bandeirante que por vezes destoa do comum das telenovelas, com suas atrações estrangeiras?


A culpa é de quem?


Dialogando com algumas parcerias sobre a situação da novela, destacamos aqui, para incluir neste texto, 


[...] ao meu ver ainda não vivenciamos o fracasso delas, mas alguns novelistas precisam inovar nas abordagens. Com situações mais diferentes. Há muita repetição. 
Outro fator negativo, é a escalação de alguns atores frequentemente e quase sempre com personagens similares.
(Walter Moares)

Fracasso de um modo geral, acho que vai ter que fatiar o bolo da culpa. Quero dizer, por muitos anos a televisão brasileira teve apenas os pioneiros no comando das novelas. Cito: Janete, Ivani, Cassiano, e por ai vai. Muitos destes fizeram sucessores. E seus sucessores por muitos anos tiveram êxito no que faziam. De alguns anos para cá as fórmulas parecem ter desgastado e talvez a solução encontrada tenha sido exatamente a da inovação. Adequar o gênero ao novo, seriado. Entretanto, acho que boas histórias ainda conseguem cativar o público. Novela é entretenimento, diria que pelo menos 80% do seu conteúdo tem que ser centrado em entreter. Porque para isso os pioneiros a pensaram. Então, quando um autor mais jovem ou mais antigo, tenta "inovar", caí no fracasso. Porque, novela é entretenimento, é rotina, teve pioneiros que prepararam durante anos um caminho "seguro" de acesso ao público. Quando o autor tenta criar um outro acesso, do nada, como tem acontecido vezes demais... Bom isso tem um preço. Perde uma parcela do público, consequentemente fracassa. 
Acho que um culpado só não existe, mas certamente a falta de boas histórias. O que não tem nada haver com inovação, causa um tipo de fracasso sim.
( Felipe Motta)

Por mais que não tenham a mesma audiência de décadas atrás, ainda é um dos hábitos mais rotineiros do brasileiro, que encontra diariamente as mais diversas tramas e em diversos horários a sua disposição. 
Entrando no quesito histórias, dramas de cada novela, é notório que há uma dificuldade em inovar e também o receio de até que ponto é válida a inovação. Algumas tramas recentes que tentaram inovar acabaram sendo "massacradas" pela mídia especializada e de difícil entendimento para o público, exemplos: Além do horizonte e Geração Brasil. Tentar resgatar um gênero que já deu certo, como em o sétimo guardião que por mais competente que seja seu autor não conseguiu encantar o grande público. 
Alguns autores pecam em não conversar a linguagem popular, com tanto problema que enfrentamos diariamente, é sempre bom encontrar algo de fácil compreensão, alegre e que emocione nos nossos momentos em frente a TV. 
Creio que o rumo é apostar no popular, mostrar mais a nossa cultura também, sair do eixo Rio e São Paulo, há muito a ser mostrado e trazer a representatividade.
Sou fã de tramas longas mas não ao extremo como acontece no sbt que desgasta ao máximo suas novelas. Muitas modificações serão feitas mas não creio que as emissoras deixarão de apostar no formato, por mais caro que seja ainda é muito rentável.
(Bruno Almeida)

No meu ponto de vista como noveleiro, sim, existe fracasso em umas e outras novelas que não existem fracasso, exemplo novelas do Manuel Carlos Páginas da vida, para mim foi uma novela que me trouxe a realidade vivida na trama, temas abordados como o alcoolismo, violência contra a mulher e a sexualidade etc. Então, o público geral quer inovação e criatividade. 
Não vou dizer que os outros atores são ruins, eles só precisam ter mais criatividade, não perder foco, a mão e quando escrever um novela principalmente do horário nobre onde o grande público brasileiro tá assistindo.  O fracasso da novela O sétimo guardião, foi a falta de sintonia dos autores, faltou criatividade e do próprio autor da novela. Também veio as brigas da Marina Ruy Barbosa com autor José Loreto, então tudo isso contribuiu com o fracasso da novela. Ter boa criatividade e bons atores e um bom texto que possa agrada o público.
(Fernando Mesquita)

 Não é um fracasso... Falta uma adequação aos novos tempos... Antigamente a diversão da gente era só novela (décadas de 60, 70, 80)... Tínhamos pena de ir para uma festa e perder um capítulo... não tinha como ver depois... Festa na casa dos outros... e um grupo na sala, vendo novela... Bons tempos! A vida acelerou... As distrações são outras... Tem shopping em todo lugar. Ter shopping em todo lugar é sinônimo de cinema, barzinho, lanchonete, boliche... E tem os aplicativos, pra ver a novela depois... São outros tempos... Isso de encurtar novela é o mais inteligente a se fazer... 6 meses numa história só agora é muito tempo... A divisão do dia mudou. Antes era 'trabalho/casa/novela'... Agora o povo emenda o trabalho com outras atividades... Inclusive tem Faculdades e shoppings, facilitando se estudar à noite...
O dia do telespectador mudou... A rotina mudou
(Ana Maria Nascimento)

Minha opinião é a mesma sua hoje em dia está tudo mais acessível tem internet e vários outros meios de  entretenimento, e por isso que acaba com as novelas.
(Ana Carolina)

Acredito q a novela não esta fracassando esta se adaptando aos novos tempos assim como qualquer industria audiovisual no mundo. Quanto a qualidade de textos e roteiros acredito q a TV brasileira se desenvolveu rápido demais e a novela quebrou vários tabus e já abordou vários temas e isso da uma sensação de repetição mas a verdade é o que muda é a forma como o tema é retratado a novela brasileira é e ainda vai ser por muito tempo o principal produto audiovisual e a tendência é essa fazer e retratar o que o povo gosta afinal é isso que da audiência antigamente podia se arriscar mais porque havia menos opções e hoje isso é um tiro no pé vide q emissoras como Record e SBT acharam seu nicho e já estão ha algum tempo sem inovar a única emissora q se propõe isso as vezes é a Globo.
(Artur Fernandes)

Acredito que não há fracasso nas telenovelas, e sim que na maioria das vezes é o texto do próprio escritor que se torna repetitivo, e às vezes os discursos são utópicos e alguns núcleos também, embora é preciso ter em vista que existe também um falta de leitura e interpretação do público que assiste as telenovelas.
(Matheus Souza)

Observamos, analisamos, perscrutamos obras inteiras e voltamos para vê-las, para propor ou levantar hipóteses, no qual seja coerente e não tenha apenas uma resposta simplista para saber, há uma culpa? Há um vilão por trás do possível fracasso das telenovelas?


As hipóteses levantadas aqui, dialoga com falas e opiniões reais e depois de pensarmos, debatermos e questionarmos em grupos de discussão como tudo isso tem acontecido, até cairmos em 2019, em #ADonaDoPedaço do autor #WalcyrCarrasco na rede Globo, em #Topíssima da #CristianneFridman na Record, em #AsAventurasDePoliana da #ÍrisAbravanel no #SBT e a da Bandeirantes com algumas algumas turcas que caiu no gosto do povo. Por isso, acreditamos, de fato, que toda nossa pesquisa, análise e observação tem coerência ao perceber que:


1. As histórias não tem causado empatia ou não tem surpreendido os telespectadores;


2. A internet é dupla face com as histórias;


3. Os diálogos não surpreende mais;

4. As pessoas não têm entendido as novelas;

5. Os temas musicais não estão mais se fixando na história dos personagens;

6. A quantidade de capítulos não é a justificativa para que a história continue ou não no ar.

7. Telenovela é afetividade.


Levando em consideração todas essas questões, continuaremos observando que as novelas precisam de atenção.

.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negar a mim mesmo...

Mudar é bom

Dependência