Existe "O Outro Lado Do Paraíso"? #01

#minhasImpressões01 #umaNovelaMeDisse

Na vida, o Outro Lado Do Paraíso é tudo que nos faz retroceder, o que nos adoece, o que nos mata, nos corrompe e nos aliena.
Muitos pensam que O Outro Lado Do Paraíso, é o inferno. Será mesmo? Ou será que o inferno não é algo que nem a mente humana consegue pintar? Outros acham até que o inferno nem existe. Acho que muitos estão indo parar lá, sem nem perceber.
Desde meus 4 anos, assisto novelas. Passo mais tempo assistindo que lendo livros, e não sinto tanta falta deles. Contudo, sei que são importantes, e já tenho lido com mais desejo;
Notei que entre os anos de 1989 e 1990, grandes novelas que marcaram uma geração, e minha iniciação a esse gênero, Que Rei Sou Eu, A Gata Comeu, Tieta, Cortina de Vidro (novela do Mestre Walcyr, no SBT); logo em seguida, Rainha da Sucata, Barriga de Aluguel, Lua Cheia de Amor..., foram algumas que comecei perceber que a vida girava em torno também das histórias de ficção e que conversavam com as nossas, assim como os desenho, mais isso é outro momento.
Muitos acham que novela aliena, mas já perceberam que tudo que discuti a humanidade, a sociedade ou áreas destes tipos aliena? É #aUniversidade, #aIgreja, #aPolítica, #asAmizades... "Tudo isso aliena".
As novelas trazem excelentes discussões e provocações que faz com que as pessoas reflitam. A partir disso, destas reflexões e discussões, ouvi algumas vezes que alguns núcleos em O Outro Lado Do Paraíso foi um "desserviço", aí fico me perguntando e questionando coisas do tipo: "Teriam competência para fazer melhor?"
Aprendi, que tudo tem uma intenção, e que "todo dizer é um fazer", falas são concretizações de ações, ou dizer alguma coisa com ênfase ou efeito no processo de dizer e dizer o que se deseja, são algumas concepções fazem parte das Teorias de Fala, na Pragmática e na Análise do Discurso que é um ramo da Linguística, dos autores Paul Grice, John Langshow Austin e outros, que estão presentes, necessariamente nas construções das novelas.

Pensando nisso, capturei algumas falas de alguns amigos com permissão deles e compartilhamos aqui para confirmar algumas de nossas falas.

"Podemos dizer também, que novela é um conjunto imagético-semiótico, segundo a obra (Mídia e racismo). A trama que constitui o universo das telenovelas são plenamente semiótica, ou seja, tudo que a novela traz é signo, assim segundo o filósofo Charles Sanders Pierce, signo é tudo aquilo que age, então todos os arranjos dentro da obra aberta, a novela, é jogo de signos mutáveis. A novela independente de ter núcleos considerados irrelevantes pela imprensa marrom, apresentam jogos linguísticos de onde percebemos discursos, enunciados, sujeito e dentre outros elementos, é necessário repara na teledramaturgia uma riqueza de elementos que contribui para percebemos teoria e estudos feitos dentro da caixinha denominada de academia, é possível notar que a novela é interdisciplinar pois passa por todas as áreas de conhecimento seja com suas concepções filosóficas, questionamentos sociológicos, ela é educativa e pode acrescenta nesse currículo, embora esse currículo seja totalmente tradicional, ela aproxima se encaixa em discussões atuais e pertinentes. Como costumo dizer sobre a criação da telenovela, cada escritor tem sua forma de escrever é preciso que percebamos as diferentes escritas e formas de dizer. Matheus Souza"

A novela, O Outro Lado Do Paraíso, começou em 23 de outubro de 2017, e minha "fissura" ultrapassou o semestre a ponto assinar a #globoPlay para acompanhar, eu e uns amantes desse gênero, já que temos que otimizar nosso tempo de universitários; a partir daí começaram as divertidas, empolgantes e sofridas discussões, e graças ao mundo digital, pelo #whatsapp com o grupo Produções Teledramaturgicas (https://chat.whatsapp.com/CWYxHEEsShn7QsjuWPl7ob) nos auxila a realizar-se com esse hobby, aliamos ideias, alimentamos projeções e suspiramos com o texto, e as interpretações, porque é arte antes de qualquer análise. Entendemos que "toda novela tem uma intenção mesmo que não pareça ou não se perceba", parafraseando uma fala de um poeta negro e militante Nelson Maca, autor de Encruzilhadas.
Foi uma trama firmada principalmente na vingança, sobretudo em questões raciais de discriminações, de corrupção, de suborno, de "mal caratismo" e temas mais polêmicos e que causam tabus, como das prostitutas, que ou escolheram ou foram forçadas a viverem "na vida"; de famílias em conflitos profundos, como da personagem Duda/Beth  que teve que se desfazer de sua vida, porque tinha um passado que poderia comprometê-la; da menina Laura, que fora abusada pelo padrasto e outros temas mais definidos em outros núcleos.
Falas de amantes das novelas:
"Os idosos arrebentaram em OOLDP... Todos! Sem exceção!
A novela das 9h é perfeita! Walcyr acertou no alvo mais uma vez! Uma mocinha sofre injustiças no atacado, volta, e vai se vingando no varejo. Todo sofrimento causado por ganância/esmeraldas. Nesse toma lá dá cá ela encontra a família e o amor. Perfeito! Não vi a primeira fase porque sou cliente das águas-com- açúcar das 6h e do riso fácil das 7h... O horário das 9h mexe com o real, o sofrido... E após 6 décadas de existência ando fugindo dessa temática... Mas a novela é perfeita! É sangue no olho! Não a perderia a 30 anos atrás!
  Ana Maria Nascimento"

"Gente, essa novela do Walcyr é boa sim. Mas vcs não acham os acontecimentos da trama um tanto... Século XIX/ XX não? Felipe Motta"

"Eu gosto de novelas longas. 
Estão tão pequenas ultimamente. 
Óbvio que os autores aprovam essas medidas pois não é fácil manter uma novela por muito tempo e com histórias interessantes pra contar. Bruno Almeida"

Machismo, Racismo, Homofobia, Pedofilia dividiu opiniões, porém, o autor Walcyr Carrasco deu a liga, de um modo bem trama das 21h, colocando um tema maior que levedou toda a história na seguinte frase que compôs a música da abertura: "tudo que você faz, um dia volta pra você", de Herbet Viana.

...

Referências:

CARRASCO, Walcyr. O outro Lado do Paraíso. Rede Globo. Palmas. 2017-2018.
AUSTIN, John Langshaw. Teoria dos Atos de Fala. 1962b, 1956b, 1963
BORGES & BORGES. Mídia e Racismo. 2012
WHATSAPP. 2016-2018.
.

Comentários

  1. Parabéns,seu texto é ótimo tem uma relevância muito gratificante, em sua fala você traz alguns clássicos da teledramaturgia é isso deixa nítido seu conhecimento e propriedade sobre telenovela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negar a mim mesmo...

Mudar é bom

Dependência